Estratégia de Eficiência Coletiva

 

 

Em 2009 foi lançado pelo Programa Operacional Temático Fatores de Competitividade – COMPETE – o concurso público para o reconhecimento, acompanhamento e avaliação de Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC) em Portugal.

De acordo com o enquadramento do Programa COMPETE,

Uma Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) é um conjunto coerente e estrategicamente justificado de iniciativas integradas num Programa de Ação, visando a inovação, a qualificação ou a modernização de um agregado económico, com uma implantação espacial de expressão nacional ou regional.

Estas iniciativas estimulam a cooperação e o funcionamento em rede entre as empresas e entre estas e outros atores relevantes para a estratégia - entidades de ensino e de I&DT, de formação, de assistência tecnológica, associações empresariais, entre outras.

As EECs podem definir duas configurações: "Pólos de Competitividade e Tecnologia" ou "Clusters". Para obter mais informações sobre esta definição e diferenças consulte a página do COMPETE aqui.

 
A Oceano XXI submeteu, em abril de 2009, uma candidatura para o reconhecimento da EEC Cluster do Conhecimento e Economia do Mar, com os seguintes fundamentos:

A presente candidatura submete a reconhecimento formal, no âmbito do Enquadramento das Estratégias de Eficiência Colectiva do QREN ao abrigo da alínea b) do ponto 2 – Outros Clusters do Aviso nº 01/EEC/2008, o desenvolvimento do Cluster “Conhecimento e Economia do Mar”. A candidatura cumpre os requisitos estabelecidos pelo nº1 do artigo 4º do Enquadramento das Estratégias de Eficiência Colectiva quanto à existência de uma estratégia e plano de acção partilhado por empresas, associações empresariais, centros de I&D, organismos da Administração Pública, entidades associativas, e as condições estabelecidas no nº 2 do mesmo artigo quanto a: (i) Existência de uma visão estratégica aceite pelos actores; (ii) Existência de uma parceria relevante que garante condições de cooperação e de consolidação do Cluster; (iii) A existência de um conjunto de projectos, âncora e complementares, que valorizam os recursos marinhos e marítimos e o potencial de conhecimento existente na área do Mar através, nomeadamente, da acção concertada entre empresas e centros de I&D.”

 

A EEC Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar foi reconhecida, pela Autoridade de Gestão do COMPETE, no dia 27 de julho de 2009.

 

Veja aqui o Programa de Ação apresentado a concurso e o Contrato de Reconhecimento entre o COMPETE e a Oceano XXI, no processo de atribuição de competências para entidade gestora do Cluster do Conhecimento e Economia do Mar enquanto EEC.

 

 
Copyright © OCEANO XXI 2010 | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade