Fórum do Mar

 

   

 
 
 

 

 

O que é?

Porquê participar?

Quem pode participar?

 

RESPOSTAS

 

CONFERÊNCIAS/WORKSHOPS SOBRE ECONOMIA DO MAR

O programa de conferências a decorrer durante o evento permite debater temáticas relevantes para o desenvolvimento da Economia do Mar, como sejam o enquadramento do Mar no futuro período de programação dos Fundos Comunitários, os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento dos setores da Economia do Mar e os novos usos e aplicações para os recursos marinhos. Constitui também um momento privilegiado para apresentação e debate de ideias, projetos e boas práticas em favor do desenvolvimento e da internacionalização da Economia do Mar. Este programa conta com a participação de diversos especialistas, nacionais e internacionais, de diversas matérias, bem como com a participação institucional da Comissão Europeia e de diferentes instituições nacionais, vocacionadas para os assuntos do Mar.

 

EXPOSIÇÃO/MOSTRA DE PRODUTOS, SERVIÇOS E TECNOLOGIAS COM APLICAÇÃO AO MAR

A exposição/mostra abrange as diferentes atividades da Economia do Mar e suporta a realização dos encontros de negócio com convidados internacionais e nacionais. Está organizada por setores, de forma a agrupar empresas e organizações pertencentes a uma mesma fileira, fomentando o networking entre entidades da mesma linha de ação. Acolhe também momentos de gastronomia ligados ao Mar e outros momentos de animação e de comunicação sobre a temática "Mar", tais como pequenas apresentações de empresas e/ou de produtos, serviços e tecnologias.

 

ENCONTROS DE NEGÓCIO/CONVIDADOS INTERNACIONAIS

Os encontros de negócio com convidados estrangeiros desenvolvem-se de acordo com um programa de contactos entre as empresas e centros de I&D participantes no Fórum do Mar e um grupo de convidados internacionais, definido como estratégico para os diferentes setores da Economia do Mar em Portugal. O programa integra um momento de visita guiada à exposição, um conjunto de reuniões pré-agendadas, visitas a empresas e instituições de I&D e reuniões livres ao longo dos três dias do Fórum. O objetivo é proporcionar momentos estruturados de contacto de forma a favorecer o desenvolvimento de negócios e de relações de cooperação entre as partes, em favor do reforço da internacionalização e do desenvolvimento da Economia do Mar.

 

BENEFÍCIOS DA PARTICIPAÇÃO

Dos inquéritos realizados aos diversos participantes nas edições já decorridas – expositores, convidados internacionais, conferencistas e visitantes em geral – podem-se retirar algumas opiniões:

- 95% dos participantes no programa de Conferências e Workshops avalia os mesmos como “Bom/Muito Bom”;

- 83% das entidades presentes no espaço exposição considera que o planeamento da participação, quer na exposição quer nos encontros de negócio, resulta num grande retorno, traduzido quer na concretização de negócios quer no desenvolvimento de parcerias para novos projetos;

- 94 % das empresas participantes considera que o Fórum do Mar é um evento de participação obrigatória para todos os profissionais dos diferentes setores que integram a Economia do Mar.

 

SETORES ENVOLVIDOS

  Aquacultura    Biotecnologia Marinha    Conservas    Construção, Manutenção e Reparação naval    Defesa e Segurança Marítima    Distribuição de pescado    Energias Marinhas    Exploração do Solo Marinho •  I&DT em Produtos, Serviços e Tecnologia    Náutica e Turismo náutico    Pesca    Portos, Transporte e Logística •  Salicultura    Serviços (financeiro, jurídico, consultadoria, etc.)   

 

Qualquer entidade com atividades ligadas ao Mar pode participar neste evento organizando conferências/workshops, participando no espaço expositivo, participando nos encontros de negócio, visitando a exposição e/ou assistindo às conferências/apresentações. Trata-se de um evento de entrada livre e aberto ao público em geral, sendo de particular relevância para entidades, instituições ou individualidades cuja atividade se relacione com os setores de atividade da Economia do Mar.

 

Consulte o programa e outras informações sobre as edições já realizadas:

 

 
Copyright © OCEANO XXI 2010 | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade